TRANCAMENTO / DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA


Trancamento Solicitado


TRANCAMENTO:

Se você necessitar interromper suas atividades acadêmicas por tempo determinado, poderá solicitar trancamento de matrícula à coordenação de seu curso.

Apresente, no Setor de Protocolo da FACC (endereço e fotografia ao final da página), os documentos abaixo:


  • Requerimento de trancamento de matrícula;
  • "Boletim não oficial", extraído de seu próprio SIGA/Portal do Aluno;
  • "Nada consta", emitido por qualquer Biblioteca da UFRJ. (para comprovar que não há débitos e nenhum livro emprestado).


OBS: Se você é aluno da FACC da Cid. Universitária, poderá protocolizar/autuar seus requerimentos diretamente na Secretaria Acadêmica da FACC, no prédio de Letras.

Os prazos para solicitação de trancamento de matrícula devem ser consultados no Calendário Acadêmico da UFRJ disponível em: https://xn--graduao-2wa9a.ufrj.br/

Atenção: Ao solicitar o trancamento de sua matrícula, pergunte ao servidor que lhe atender qual é o prazo para solicitar o retorno (destrancamento).


INGRESSANTES:

O aluno admitido na UFRJ, por concurso de acesso aos cursos de graduação, transferência externa, transferência ex-officio ou isenção de vestibular só terá pleno direito ao trancamento solicitado após cursar na UFRJ, com aproveitamento, um mínimo de 12 créditos. Casos especiais devidamente justificados, através de atestados e documentos comprobatórios, serão analisados e deliberados pelo Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ, em caráter excepcional. Neste último caso, você deverá abrir, no Setor de Protocolo da FACC, um processo de trancamento especial. 


DESTRANCAMENTO:

Para destrancar a matrícula, faça o mesmo procedimento para trancamento, mas marcando a opção "destrancamento", anexando seu "boletim não oficial" extraído de seu próprio SIGA/Portal do aluno.


PRAZOS:

O trancamento de matrícula (solicitado e automático) somente será permitido por até 04 (quatro) períodos letivos.

Os períodos de Trancamento Solicitado poderão ser consecutivos ou não.

Os períodos de Trancamento Automático não poderão ser consecutivos.

Não será computado para efeito de integralização curricular o tempo em que o aluno permanecer com Trancamento de Matrícula (Solicitado e/ou Automático).

O aluno cujo curso sofrer alteração curricular durante o tempo em que estiver com Matrícula Trancada fica sujeito à adaptação ao currículo vigente à época em que solicitar reabertura de matrícula.

Os alunos que já usufruíram dos 04 (quatro) períodos de Trancamento, poderão requerer à COAA Trancamento Solicitado em caráter excepcional, devidamente comprovado, no máximo por mais 02 (dois) períodos letivos, nos casos abaixo discriminados:

- Se o aluno tiver impedimento físico ou for acometido de doença grave, devidamente comprovados;
- Se os pais, responsáveis, cônjuge ou o próprio aluno tiverem que se afastar do Estado do Rio de Janeiro.

Obs: Esta autorização para o trancamento em caráter excepcional será de competência do CEG, precedido de parecer da COAA da Unidade do aluno.

Após decorridos os 04 (quatro) períodos de trancamento, o aluno que não efetuar inscrição em disciplinas ou não tiver solicitado à COAA Trancamento Solicitado em caráter excepcional, terá sua matrícula cancelada por abandono em caráter irreversível.



NORMAS

Resolução CEG 03/08 disponível em:
http://pr1.ufrj.br/images/stories/_pr1/dmdocuments/Resolucao_03_-_08_-_Trancamento_de_Matricula.pdf


TRANCAMENTO AUTOMÁTICO


O aluno com matrícula ativa que não efetuar inscrição em disciplinas no prazo determinado pelo Calendário Acadêmico do período em curso terá sua matrícula automaticamente trancada por um período letivo.

A Coordenação de Curso convocará o aluno para apresentar os motivos que o levaram à não efetivação da inscrição no período em curso. A COAA analisará a justificativa apresentada e, obedecidos os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico, poderá autorizar a efetivação da inscrição em disciplinas em caráter especial ou a reversão da situação do aluno para Trancamento Solicitado naquele período letivo.


O aluno que não atender à convocação permanecerá em situação de Trancamento Automático e se no período subseqüente não efetuar inscrição em disciplinas, terá sua matrícula cancelada por abandono pelo DRE/PR-1, em caráter irreversível.

O aluno que, ao fim do período letivo, apresentar coeficiente de rendimento igual a zero (CR=0) terá, no período subseqüente, sua situação alterada para Trancamento Automático.

A Coordenação de Curso convocará o aluno para apresentar os motivos que o levaram ao abandono do período. A COAA analisará a justificativa apresentada e, obedecidos os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico, poderá suspender a situação de Trancamento Automático, o que permitirá ao aluno realizar a inscrição em disciplinas ou autorizar o Trancamento Solicitado, para o período subseqüente.


O aluno que não atender à convocação permanecerá em situação de Trancamento Automático e se no período subseqüente não efetuar inscrição em disciplinas, terá sua matrícula cancelada por abandono pelo DRE/PR-1, em caráter irreversível.


ONDE SOLICITAR TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO?

Av. Pasteur, 250 - Anexo do CCJE/FACC - Campus da Praia Vermelha

Telefone: 3938-5220 - E-mail: protocolo@facc.ufrj.br

OBS: Se você é aluno da Cid. Universitária, poderá protocolizar/autuar seus requerimentos diretamente na Secretaria Acadêmica da FACC, no prédio de Letras.


Fotografia da sala do Protocolo da FACC da Praia Vermelha:



Obs: Este site é continuamente alterado e deve ser visitado com frequência.

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/SecretariaAcademicaFaccUfrj