INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

Antes de inscrever-se em disciplinas, assista ao vídeo disponibilizado no link a seguir e leia atentamente as instruções abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=lmNzHO3BFV0

Calouros não se inscrevem via SIGA/Portal do Aluno. As inscrições dos calouros são feitas diretamente por nós da Secretaria Acadêmica da FACC. É o que chamamos de inscrição direta;

A partir de seu 2º semestre, você é quem deve se inscrever em disciplinas, acessando seu SIGA/Portal do Aluno no prazo de inscrição;

Caso necessite cursar disciplinas com alguma irregularidade, inscreva-se normalmente nela e solicite sua regularização por meio do seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzVmMGzdU7OpdQdJy_C0YomDKtYL1epTUp_L8E2aKfhC6YBA/viewform?usp=sf_link

Este link estará ativo somente durante o prazo de:

- Inscrição em disciplinas;
- Alteração de inscrição em disciplina.

O preenchimento do link acima é, portanto, necessário,  caso a situação de seu pedido seja uma das seguintes:

- Falta requisito;
- Menos de 6 créditos;
- Mais de 32 créditos;

Por outro lado, você não precisa tomar nenhuma providência caso a situação de seu pedido seja uma das hipóteses abaixo, pois nestes casos todas as inscrições serão autorizadas ao longo do período pela Secretaria Acadêmica da FACC:

- Normal;
- Ultrapassa 1/3 fora do curso/Menos de 1/3 de disciplinas do currículo;
- Previsão pendente.


ATENÇÃO:

Lotação esgotada: Significa que a turma escolhida está lotada e que o aluno não está incluído na mesma, ainda que a inscrição conste como "concordada". Esta disciplina sequer irá para a sua CRID.

Alunos externos: Se você não é aluno da FACC e deseja cursar uma disciplina conosco, inscreva-se nela e solicite a regularização no setor de Protocolo da sua Unidade de origem. Lá eles irão autuar um processo e remeter à FACC para que possamos regularizar a situação de sua inscrição.

Turmas restritas: Algumas turmas não são oferecidas a alunos de outras Unidades. Quando isso ocorre, o próprio SIGA/Portal do aluno avisa que a turma é restrita.

Periodização no SIGA
O SIGA, na tela de pedido de inscrição, mostra o período em que você está cadastrado. Se estiver errado, peça à Secretaria Acadêmica para corrigir. Basta escrever para secretaria@facc.ufrj.br narrando a situação e informando seu DRE, Como a periodização é o segundo critério para a classificação, alunos que estão no período para o qual a disciplina é recomendada têm prioridade.

Prazos: Os prazos são definidos pelo CEG (Conselho de Ensino de Graduação), que define anualmente os prazos para os atos acadêmicos. Este calendário anual é publicado na página da PR-1 (Pró-Reitoria de Graduação) no seguinte link: https://xn--graduao-2wa9a.ufrj.br/

CRID - Comprovante de Inscrição em Disciplinas
O CRID é o documento no qual figuram as disciplinas que foram solicitadas no período e a situação de registro de cada uma. Este será exigido sempre que o aluno precisar resolver alguma irregularidade no boletim escolar ou na sua inscrição em disciplinas.
O SIGA disponibiliza o CRID com autenticação. Sugerimos sua impressão, pois toda e qualquer reclamação só será aceita mediante a apresentação deste.

CRID não é o mesmo que CRPID. Por favor, assista ao seguinte vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=4uNDXCFzWyo



SISTEMA DE CRÉDITOS
É o sistema acadêmico adotado pela UFRJ que flexibiliza o cumprimento do currículo e proporciona a interdisciplinaridade entre cursos. O crédito é uma espécie de valor atribuído a cada disciplina. Para cada período, você deve cumprir um número mínimo de 6 créditos e máximo de 32 créditos. Ao fim do seu curso superior, há também um número de créditos mínimos exigidos para a retirada do diploma.

No sistema de créditos, é oferecida uma série de disciplinas, que podem ser distribuídas entre os períodos conforme a preferência do aluno, respeitados a periodização recomendada, os requisitos e os horários em que elas são ministradas. Vale ressaltar que há uma grade curricular recomendada que, quando seguida, dá prioridade na inscrição em disciplinas.

É necessário que você curse e seja aprovado num conjunto de disciplinas que compõem o currículo de seu curso.

Há também os Requisitos curriculares complementares (RCS), que são quaisquer atividades didáticas cujas características não correspondam às de uma disciplina e que sejam exigidas para que você receba o grau e o diploma. Exemplos: monografias, projetos, estágios, palestas, etc.