INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

👩‍🎓 Inscrição de Calouros

Os calouros não devem realizar inscrições diretamente no SIGA/Portal do Aluno. As inscrições são feitas diretamente pela Secretaria Acadêmica da FACC, em um processo que chamamos de inscrição direta.

📖 Inscrições a partir do 2º semestre

A partir do segundo semestre, o próprio aluno é responsável por se inscrever nas disciplinas através do SIGA, dentro do prazo definido no calendário acadêmico.

📊 Situações que requerem orientação da Coordenação de Curso

Se você pretende se inscrever em disciplinas em situações que envolvam alguma irregularidade, recomenda-se consultar seu Coordenador de Curso antes de solicitar a inscrição. Exemplos:

  • Ausência de requisito;

  • Inscrição com menos de 6 créditos;

  • Inscrição com mais de 32 créditos.

✅ Situações que não exigem providências imediatas

Não é necessário acionar a Coordenação ou Secretaria nas situações abaixo. As inscrições serão autorizadas automaticamente:

  • Inscrição normal;

  • Ultrapassa 1/3 fora do curso ou menos de 1/3 de disciplinas do currículo;

  • Previsão pendente.

⏰ Prazos

Os prazos são definidos anualmente pelo CEG (Conselho de Ensino de Graduação) e divulgados pela PR-1 (Pró-Reitoria de Graduação). Você pode consultar o Calendário Acadêmico completo no site da PR-1 ou um resumo no nosso Blog, na aba correspondente.


⚠️ Transferência de Turma

Ao solicitar transferência de turma em uma disciplina na qual você já está inscrito(a), você assume o risco de perder a vaga original. As transferências dependem da disponibilidade de vagas e não são garantidas.

Caso a transferência não seja aceita e sua vaga anterior já tenha sido liberada, não será possível revertê-la. Avalie bem antes de solicitar.


🔜 Inscrições e Alterações Fora do Prazo

Após o prazo oficial estabelecido pelo Calendário Acadêmico, não é mais possível alterar inscrições diretamente pelo SIGA. Mudanças somente serão aceitas em caráter excepcional e mediante abertura de processo formal, devidamente fundamentado e com documentação comprobatória.

O processo será analisado pela Congregacão da FACC. Esteja atento aos prazos e organize sua documentação com clareza.

Contato para dúvidas e abertura de processos: ✉️ secretaria@facc.ufrj.br


❗ Informativos Adicionais

🚫 Lotado não é garantido

Se a turma estiver com lotacão esgotada, sua inscrição será desconsiderada, mesmo que conste como "concordada". A disciplina não entrará no CRID.

🌐 Alunos externos

Alunos de outras unidades devem se inscrever no SIGA e solicitar a regularização da inscrição na Secretaria da sua unidade de origem, que enviará processo à FACC.

❌ Turmas restritas

Algumas turmas não são abertas a alunos de outras unidades. O SIGA informará caso a turma seja restrita.

⌚ Periodização incorreta

Caso seu período esteja incorreto no SIGA, envie e-mail para secretaria@facc.ufrj.br informando o ocorrido e seu DRE. A periodização é critério de prioridade em inscrições.


📄 CRID x CRPID

CRID (Comprovante de Inscrição em Disciplinas) é o documento que mostra todas as disciplinas solicitadas e seu status. Ele é exigido para resolver qualquer irregularidade.

O CRID com autenticação está disponível no SIGA. Recomendamos sua impressão.

ATENÇÃO: CRID não é o mesmo que CRPID. O CRPID apenas comprova que você fez a solicitação da inscrição.


💲 Sistema de Créditos

O sistema de créditos adotado pela UFRJ permite flexibilidade e interdisciplinaridade. Cada disciplina tem um valor em créditos. Em cada período, você deve cursar no mínimo 6 créditos e no máximo 32 créditos.

Você precisa ser aprovado nas disciplinas obrigatórias do seu curso, além de cumprir os Requisitos Curriculares Suplementares (RCS), como estágios, projetos, monografias ou atividades complementares.

Siga, sempre que possível, a grade curricular recomendada para garantir prioridade nas inscrições.


📲 Redes Sociais