EMISSÃO DE DOCUMENTOS

Os seguintes documentos estão disponíveis no SIGA/Portal do Aluno para que o(a) próprio(a) aluno(a) possa emitir:

São eles:


  • Histórico¹;
  • Boletim² (difere do histórico apenas por constar as reprovações);
  • BOA³;
  • CRID4;
  • Declaração para o passe livre universitário (Declaração de período com previsão de conclusão);
  • Declaração de bolsista;
  • Declaração de cotista;
  • Declaração de regularmente matriculado/matrícula ativa (sem constar o período);
  • Declaração de conclusão do curso (com data de colação de grau);




Os dois primeiros (Histórico e Boletim) também possuem a versão Oficial. Caso necessite desta versão, basta comparecer na Secretaria Acadêmica para retirada. A emissão é instantânea, desde que o sistema não esteja fora do ar. Os documentos devem ser retirados pelo próprio interessado, mediante a apresentação de um documento oficial de identidade. A retirada pode, contudo, ser feita por um representante legal, desde que munido de instrumento de procuração. Além disso, será necessária uma cópia de um documento oficial de identificação do aluno e do procurador, que ficarão retidas junto à referida procuração.

Caso prefira receber por email, escreva para secretaria@facc.ufrj.br para receber instruções de como se deve proceder para obter o documento remotamente.

OBS²: Só emitimos um documento oficial por semestre.


¹Histórico Escolar:
Documento que apresenta dados pessoais, identificação do curso, período letivo de ingresso, situação atual de matrícula ou de conclusão de curso, identificação das disciplinas com seus nomes, códigos, cargas horárias, créditos e aproveitamento obtido até o momento da solicitação. Como dito acima, a versão não oficial é disponibilizada no SIGA ou Portal do Aluno e a oficial deve ser retirada no balcão da Secretaria Acadêmica independentemente de solicitação prévia. A emissão é instantânea, desde que o sistema não esteja fora do ar.


²Boletim Escolar:
Nele constam todos os graus obtidos nas disciplinas cursadas, bem como os atos acadêmicos praticados pelo aluno. É diferente do histórico escolar, pois inclui as reprovações obtidas. Como dito acima, a versão não oficial é disponibilizada no SIGA ou Portal do Aluno e a oficial deve ser retirada no balcão da Secretaria Acadêmica independentemente de solicitação prévia. A emissão é instantânea, desde que o sistema não esteja fora do ar.

³Boletim de Orientação Acadêmica (BOA)
É o documento mais completo sobre a vida acadêmica do aluno, no qual, além das notas e número de créditos das disciplinas, constam aprovações, rematrícula, coeficiente de rendimento no período, e
acumulado, períodos de inatividade (trancamento e cancelamento), períodos com CRA inferior a 3,0, número de períodos cursados e máximo para integralização do curso, frequência de reprovações e indicação das disciplinas ainda não cursadas.

4Comprovante de Inscrição em Disciplinas (CRID)
O CRID é o documento no qual figuram as disciplinas que foram solicitadas no período e a situação de registro de cada uma. Este será exigido sempre que o aluno precisar resolver alguma irregularidade no boletim escolar ou na sua inscrição em disciplinas. O SIGA disponibiliza o CRID com autenticação. Sugerimos sua impressão, pois toda e qualquer reclamação só será aceita mediante a apresentação deste. 


Para declarações, clique em: http://secretariafacc.blogspot.com.br/p/declaracao.html

Para carteirinhas de estudante, clique em: http://secretariafacc.blogspot.com.br/p/carteirinha.html

Para diploma, clique em: http://secretariafacc.blogspot.com.br/p/diploma.html





Acesse e curta nossa página no Facebook e mantenha-se informado em tempo real. Clique aqui.