COLAÇÃO DE GRAU / CONTAGEM DE CRÉDITOS


Após o cumprimento de todos os créditos exigidos em seu curso, o aluno deverá requerer a Colação de Grau na Secretaria Acadêmica de Graduação conforme abaixo explicado. 

O aluno só poderá colar grau no período seguinte ao do término de todas as disciplinas. Em cada semestre há uma cerimônia de Colação de Grau. Exemplo: Se o aluno cursou sua ultima disciplina em 2018/1, só poderá colar grau em 2018/2.



COMO REQUERER A COLAÇÃO DE GRAU?



1 - Após todas suas notas (de disciplinas e também de atividades complementares/estágio supervisionado/monografia) serem lançadas no SIGA, ou seja, após todos os créditos de seu currículo constarem no BOA (Boletim de Orientação Acadêmica), envie um e-mail para secretaria@facc.ufrj.br, seguindo as instruções abaixo: 

O assunto do e-mail deverá ser obrigatoriamente o seguinte: "CONTAGEM DE CRÉDITOS PARA COLAÇÃO DE GRAU".

2 - Anexe ao e-mail os seguintes documentos:


- FORMULÁRIO PARA PEDIR COLAÇÃO DE GRAU devidamente preenchido (este formulário é um PDF editável);

- BOA, extraído de seu próprio SIGA/Portal do Aluno na data em que você estiver enviando o e-mail;

- Histórico, também extraído de seu próprio SIGA/Portal do Aluno;


3 - Dentro de alguns dias (este prazo depende do volume de trabalho da Secretaria Acadêmica) você será avisado se está com pendências ou não. Aguarde pacientemente nossa resposta. Este seu formulário será guardado conosco e, assim que designada a data da próxima Colação de Grau, você será convocado. Esta convocação será feita via e-mail automático do SIGA e a divulgação também ocorrerá através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/SecretariaAcademicaFaccUfrj



OBSERVAÇÕES:



*A Colação de Grau é uma solenidade oficial. Trata-se de uma sessão extraordinária da Congregação da FACC, que ocorre duas vezes ao ano (sem data pré definida) e é neste dia que o aluno recebe a declaração de colação de grau.

*Esta solenidade não se confunde com a colação de grau festiva/confraternização que os alunos costumam organizar unilateralmente.


Com a declaração de colação de grau o formando já poderá requerer a expedição do diploma, clicando na aba DIPLOMA, neste mesmo blog, e seguindo as instruções.


Colação Extraordinária: 


A realização da colação em caráter extraordinário estará condicionada a apresentação do documento definitivo de convocação para assumir cargo/função em empresa ou órgão público, ou, em caso de empresas privadas, declaração da empresa em papel timbrado, expedida pelo setor de pessoal, na qual fique comprovada a impossibilidade de se aguardar a cerimônia oficial ordinária que se realiza duas vezes ao ano e, ainda, desde que não seja aceita a declaração de "Apto a colar grau".


Ressalta-se que é preciso comprovação da necessidade da antecipação, por meio de um documento oficial (p. ex., um telegrama de convocação para tomar posse em concurso público).


Neste caso específico, procure o Setor de Protocolo da FACC (no anexo do CCJE/FACC, ao lado do Instituto de Psicologia) para requerer a abertura de um requerimento de colação de grau extraordinária, juntando toda a documentação que comprove a necessidade da antecipação da cerimônia.




Acesse nossa página no facebook clicando aqui.