DECLARAÇÕES

Declarações disponíveis no Portal do Aluno (SIGA)

Na aba de Certidões do SIGA (Portal do Aluno), você pode emitir as seguintes declarações de forma autônoma. Todas possuem assinatura eletrônica/autenticação digital, ou seja, dispensam carimbo, assinatura física e/ou marca d’água:

  • Declaração de matrícula ativa: informa que o aluno está com matrícula ativa e regularmente matriculado.

  • Declaração de período e previsão de formatura (chamada no Portal de "declaração para passe livre universitário”): utilizada para fins como estágio, Riocard, Bilhete Único, entre outros.

  • Declaração de aluno bolsista.

  • Declaração de conduta acadêmica: informa que não há registros de processos disciplinares ou ocorrências que desabonem a conduta do aluno.

  • Declaração de concluinte: certifica que o aluno concluiu o curso e colou grau em determinada data.

  • Declaração de aluno cotista.

Observações importantes

  • Para emitir as declarações, é necessário ter uma foto 3x4 digital cadastrada no Portal. Certifique-se de que a foto já foi enviada e aprovada pela PR-1. Caso tenha dificuldades, leia as orientações ao final desta página.

  • Se a declaração de período/previsão de formatura estiver com dados incorretos e for necessária, por exemplo, para estágio, envie um e-mail solicitando a correção.

Como solicitar a declaração de período atualizada:

  1. Envie um e-mail para secretaria@facc.ufrj.br com o assunto:
    SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÃO DE PERÍODO

  2. Anexe os seguintes documentos extraídos do seu SIGA:

    • CRID (comprovante das disciplinas cursadas no período atual)

    • BOA (Boletim de Orientação Acadêmica), ambos atualizados.

    Importante:

    • Caso sua solicitação seja feita entre um período e outro, ou até mesmo próximo ao término do período, a declaração será fornecida baseando-se nos dados do período anterior e, neste caso, não será necessário você anexar o CRID ao e-mail, já que estará sem inscrição em disciplinas.

    • Não é necessário escrever mensagem no corpo do e-mail.

  3. Aguarde o envio da declaração por e-mail. O prazo de resposta pode variar entre algumas horas até 48h úteis, conforme o volume de trabalho da Secretaria.


Declarações que devem ser solicitadas por e-mail

  • Declaração de percentual de créditos concluídos (para intercâmbio)
    → Solicite por e-mail: secretaria@facc.ufrj.br


Sobre o envio da foto 3x4

Após o upload no SIGA, a foto não aparece imediatamente. Ela será exibida apenas após aprovação pela PR-1. Por isso, recomendamos que o envio seja feito com antecedência.

Especificações da foto:

  • Formato digital, padrão identidade 3x4, colorida, fundo claro;

  • Rosto centralizado e ocupando 70-80% da imagem;

  • Foto recente (até 6 meses);

  • Sem sorrisos, sem óculos, com roupas discretas;

  • Sem reflexos, contrastes fortes ou marcas.

Caso tenha dificuldades para cadastrar a foto, compareça presencialmente à DRE (Divisão de Registro de Estudante), onde a foto será tirada e cadastrada no sistema.

Horário de atendimento: 10h às 15h
Endereço:
Av. Athos da Silveira Ramos, 274 – CCMN, Bloco D – Cidade Universitária – Rio de Janeiro/RJ
Contatos: (21) 3938-9425 / 9502 / 9504 – direcao@dre.ufrj.br
Tutorial em vídeo: Como enviar sua foto no SIGA


Acompanhe nossos canais oficiais:

Atenção: Este site é atualizado continuamente. Recomendamos visitá-lo com frequência para se manter informado.