DECLARAÇÕES



Tipos de declarações:


- DE MATRÍCULA ATIVA, DE COTISTA E DE BOLSISTA:


A emissão das declarações de matrícula ativa, declarações de cotista e de bolsista, deve ser realizada pelo próprio aluno através de seu SIGA/Portal do Aluno. Esta declaração fornecida pelo SIGA/Portal do Aluno atesta que a matrícula está ativa e possui autenticação/assinatura eletrônica, ou seja, não necessita de carimbos, assinatura e/ou marca d'água. 

No entanto, é necessário ter uma foto cadastrada no sistema para poder emitir esta declaração. Cadastre sua foto ou certifique-se de já ter uma cadastrada antes de tentar emitir sua declaração. Caso tenha problemas com o cadastramento da foto, leia a observação nº. 4 ao final desta página.



- DE MATRÍCULA ATIVA, COM PERÍODO E PREVISÃO DE FORMATURA (geralmente para apresentar no estágio ou para RioCard/Bilhete Único):


Caso necessite de uma declaração constando o período e a previsão de formatura, siga o seguinte procedimento:

1 - Envie um e-mail para secretaria@facc.ufrj.br escrevendo no assunto do e-mail a seguinte frase:

 SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÃO COM PERÍODO E PREVISÃO DE FORMATURA

2 - Anexe a este e-mail o seu CRID (comprovante das disciplinas em que você está devidamente inscrito) e também seu Boletim Não Oficial (não é o BOA), devidamente atualizados e ambos extraídos de seu próprio SIGA/Portal do Aluno;

Obs: Não é necessário escrever nenhum texto no corpo deste e-mail. 

Obs²: Nós não responderemos a este e-mail. Apenas dirija-se à Secretaria Acadêmica da FACC após 48h para retirada de sua declaração. Este prazo começa a contar no dia útil seguinte ao do envio do e-mail.

Obs³: Se você for calouro, desça a página e veja a observação.


DECLARAÇÃO DE PERCENTUAL DE CRÉDITOS CONCLUÍDOS (PARA INTERCÂMBIO):

    Caso necessite de uma declaração que ateste o percentual de créditos já cursados (esta declaração geralmente é necessária quando o aluno está participando de algum processo de intercâmbio) basta seguir o roteiro acima (roteiro para emissão da declaração de matrícula com período e previsão de formatura) e, quando vir retirá-la após o prazo de 48h, avise-nos que a declaração que deseja precisa constar o percentual de créditos.


    DECLARAÇÃO DE PROVA:

    Caso necessite de uma declaração de que fez prova em determinada data, procure a sala 238 (Coordenação do Curso) acompanhado de seu professor para que seja emitida a referida declaração.


    DECLARAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU:

    Se você já colou grau em nossa cerimônia oficial de colação de grau, que ocorre semestralmente, e precisa de uma 2ª via de sua declaração de colação de grau, apenas procure-nos durante nosso horário de atendimento e solicite sua declaração. A emissão é instantânea e não exige solicitação prévia. Para sua comodidade, o SIGA/Portal do Aluno também emite esta declaração, que tem certificação eletrônica, o que dispensa nossa assinatura ou carimbo.


     Atenção para as observações abaixo:


    Urgências: Caso você não possa aguardar o prazo de 48 horas para a emissão da declaração de período com previsão de formatura, siga o procedimento acima normalmente e, em seguida, procure-nos pessoalmente apresentando algum comprovante de urgência (mesmo que seja na tela de seu celular). Exemplo: Aluno foi convocado hoje para ir amanhã a uma entrevista de emprego, ou seja, não teve tempo hábil para solicitar a declaração e aguardar as 48h.

    Calouros: Se você é calouro(a), faça o procedimento acima normalmente (pedido de declaração por e-mail) mas anexe apenas o seu plano de estudos digitalizado, ou seja, a sua grade horária que lhe fornecemos quando de sua inscrição em disciplinas.


    Quantidade de vias: A Secretaria Acadêmica só emite uma declaração de período por semestre. Caso precise de mais de uma via, tire até 3 cópias no mesmo dia e nos apresente para que sejam autenticadas. Esta regra não se aplica para casos do RioCard, já que sabemos que eles não aceitam declarações com mais de 1 mês de emissão. 

    Recesso acadêmico: Caso sua solicitação seja feita entre um período e outro, ou até mesmo próximo ao término do período, a declaração será fornecida baseando-se nos dados do período anterior e, neste caso, não será necessário você anexar o CRID ao e-mail, já que estará sem inscrição em disciplinas.

    Ausência de foto impede emissão de declaração: É necessário ter uma foto cadastrada em dados pessoais, no SIGA/Portal do Aluno, para que você consiga emitir sua declaração de matrícula ativa ou de cotista. 

    A foto deve ser padrão identidade (foto digital 3X4, recente (no máximo 6 meses), colorida, fundo claro, próximo da cabeça e do alto dos ombros (de forma que a face tome 70 a 80% da foto), foco nítido e limpo, e nenhuma marca de vinco ou tinta. Deve mostrar o aluno olhando diretamente para a câmera, mostrar seu tom de pele natural e não ter brilhos nem contrastes. Roupas discretas, sem sorriso e sem óculos.

    A foto não aparece automaticamente no SIGA/Portal do Aluno. Ela só ficará disponível para visualização após a aprovação da Pró-Reitoria. Recomendamos que os alunos façam o upload da foto o mais rápido que puderem. 

    Se enfrentar alguma dificuldade para cadastrar sua foto no SIGA/Portal do Aluno, compareça na DRE (Divisão de Registro de Estudante), localizada no corredor central do CCMN (após o terminal de autoatendimento do Banco do Brasil), para tirar sua foto oficial e submetê-la direto no sistema.

    O atendimento ao público é de 10h a 15h.

    Endereço completo da DRE:
    Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) - Bloco D - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ

    Contatos: (21) 3938-9425 / 9502 / 9504 ou valeria@dre.ufrj.br




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