DECLARAÇÕES



Tipos de declarações:


- DE MATRÍCULA ATIVA, DE COTISTA E DE BOLSISTA:


A emissão das declarações de matrícula ativa,  de cotista e de bolsista, deve ser realizada pelo próprio aluno através de seu SIGA/Portal do Aluno. Esta declaração fornecida pelo portal atesta que a matrícula está ativa e possui autenticação/assinatura eletrônica, ou seja, não necessita de carimbos, assinatura e/ou marca d'água. 

No entanto, é necessário ter uma foto cadastrada no sistema para poder emitir esta declaração. Cadastre sua foto ou certifique-se de já ter uma cadastrada antes de tentar emiti-la. Caso enfrente problemas com o cadastramento da foto, por favor, leia as instruções ao final desta página.



- DECLARAÇÃO PARA RIO CARD/Bilhete Único/Passe livre Universitário):


A emissão das declarações para Riocard/Bilhete Único/Passe Livre Universitário deve ser realizada pelo próprio aluno através de seu SIGA/Portal do Aluno. Esta declaração fornecida pelo portal possui autenticação/assinatura eletrônica, ou seja, não necessita de carimbos, assinatura e/ou marca d'água. 

No entanto, é necessário ter uma foto cadastrada no sistema para poder emitir esta declaração. Cadastre sua foto ou certifique-se de já ter uma cadastrada antes de tentar emiti-la. Caso enfrente problemas com o cadastramento da foto, por favor, leia as instruções ao final desta página.




DECLARAÇÃO DE PERÍODO (geralmente para estágio):


    Caso necessite de uma declaração constando o período e a previsão de formatura, siga o seguinte procedimento:

    1 - Envie um e-mail para secretaria@facc.ufrj.br escrevendo no assunto do e-mail a seguinte frase:

     SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÃO DE PERÍODO

    2 - Anexe a este e-mail o seu CRID (comprovante das disciplinas em que você está devidamente inscrito) e também seu BOA, devidamente atualizados e ambos extraídos de seu próprio SIGA/Portal do Aluno. Não é necessário escrever nenhum texto no corpo deste e-mail. 


    Obs¹: Quando respondermos "declaração pronta para retirada", significa que você já pode se dirigir à Secretaria Acadêmica da FACC para retirada de sua declaração. Aguarde pacientemente por nossa resposta. Ela pode demorar horas e pode se estender até 48h, dependendo do volume de trabalho da Secretaria Acadêmica.

    Obs²: Se você for calouro, desça a página e veja a observação.
    Obs³: Se você for aluno CEDERJ, emita sua declaração no SIGA da UFRJ clicando em emissão de documentos, e depois em "certidão de regularmente matriculado".


    DECLARAÇÃO DE PERCENTUAL DE CRÉDITOS CONCLUÍDOS (PARA INTERCÂMBIO):

      Caso necessite de uma declaração que ateste o percentual de créditos já cursados (esta declaração geralmente é necessária quando o aluno está participando de algum processo de intercâmbio) basta seguir o roteiro acima (roteiro para declaração de período) e, quando vir retirá-la após o prazo de 48h, avise-nos que a declaração que deseja precisa constar o percentual de créditos.


      DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA:

      Para provar em seu estágio que não há nada que desabone sua conduta acadêmica. Escreva para secretaria@facc.ufrj.br e solicite. Informe seu DRE no email. No texto, escreva:  SOLICITAÇÃO DE DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA



      DECLARAÇÃO DE PROVA:

      Caso necessite de uma declaração de que fez prova em determinada data, clique aqui, imprima a declaração, preencha com os seus dados e leve ao seu professor para que seja assinado e carimbado. Caso ele não possua carimbo, leve à Secretaria ou à Coordenação para que possamos carimbar. Neste caso, no entanto, o professor precisará te acompanhar. Em caso de dúvidas, escreva para secretaria@facc.ufrj.br


      DECLARAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU:

      Se você já colou grau em nossa cerimônia oficial de colação de grau, que ocorre semestralmente, poderá emitir uma declaração de colação de grau/declaração de conclusão de curso no próprio SIGA/Portal do Aluno. Esta declaração tem certificação eletrônica, o que dispensa nossa assinatura e/ou carimbo. Caso seja aluno do curso de Ciências Contábeis e pretenda apresentar a declaração ao CRC, precisará buscar conosco sua declaração ou nos solicitar por e-mail (secretaria@facc.ufrj.br), tendo em vista que o CRC exige que a declaração tenha certas informações que a declaração do SIGA não possui, como carga horária, etc. 


      - Declaração da Instituição de Ensino de nada consta que desabone a conduta disciplinar acadêmica.

      Envie um e-mail para secretaria@facc.ufrj.br escrevendo no assunto do e-mail a seguinte frase:

      "Solicitação de declaração de conduta disciplinar acadêmica"


       Atenção para as observações abaixo:


      Urgências: Caso você não possa aguardar por nossa resposta no e-mail, siga o procedimento acima normalmente (ou seja, faça a solicitação por e-mail) e, em seguida, procure-nos pessoalmente apresentando algum comprovante de urgência (mesmo que seja na tela de seu celular). Exemplo: Aluno foi convocado hoje para ir amanhã a uma entrevista de emprego, ou seja, não teve tempo hábil para solicitar a declaração e aguardar por nossa resposta.


      Calouros: Se você é calouro(a), deve emitir sua declaração de aluno através de seu SIGA/Portal do Aluno. Esta declaração fornecida pelo portal possui autenticação/assinatura eletrônica, ou seja, não necessita de carimbos, assinatura e/ou marca d'água. No entanto, é necessário ter uma foto cadastrada no sistema para poder emitir esta declaração. Cadastre sua foto ou certifique-se de já ter uma cadastrada antes de tentar emiti-la. Caso enfrente problemas com o cadastramento da foto, por favor, leia as instruções ao final desta página.



      Recesso acadêmico: Caso sua solicitação seja feita entre um período e outro, ou até mesmo próximo ao término do período, a declaração será fornecida baseando-se nos dados do período anterior e, neste caso, não será necessário você anexar o CRID ao e-mail, já que estará sem inscrição em disciplinas.

      Ausência de foto impede emissão de declaração: É necessário ter uma foto cadastrada em dados pessoais, no SIGA/Portal do Aluno, para que você consiga emitir sua declaração de matrícula ativa ou de cotista. 

      A foto deve ser padrão identidade (foto digital 3X4, recente (no máximo 6 meses), colorida, fundo claro, próximo da cabeça e do alto dos ombros (de forma que a face tome 70 a 80% da foto), foco nítido e limpo, e nenhuma marca de vinco ou tinta. Deve mostrar o aluno olhando diretamente para a câmera, mostrar seu tom de pele natural e não ter brilhos nem contrastes. Roupas discretas, sem sorriso e sem óculos.

      A foto não aparece automaticamente no SIGA/Portal do Aluno. Ela só ficará disponível para visualização após a aprovação da Pró-Reitoria. Recomendamos que os alunos façam o upload da foto o mais rápido que puderem. 

      Se enfrentar alguma dificuldade para cadastrar sua foto no SIGA/Portal do Aluno, compareça na DRE (Divisão de Registro de Estudante), localizada no corredor central do CCMN (após o terminal de autoatendimento do Banco do Brasil), para tirar sua foto oficial e submetê-la direto no sistema.

      O atendimento ao público é de 10h a 15h.

      Endereço completo da DRE:
      Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) - Bloco D - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ

      Contatos: (21) 3938-9425 / 9502 / 9504 ou direcao@dre.ufrj.br

      Instruções para inserir foto no SIGA/Portal do Aluno: https://youtu.be/fTmDWsEEXJo


      Conheça e siga nossas redes:

      Instagram da FACC: @facc_ufrj
      Youtube da FACC: FACC-UFRJ


      Obs: Este site é continuamente alterado e deve ser visitado com frequência.

      Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/SecretariaAcademicaFaccUfrj