CARTEIRA DE ESTUDANTE



As carteirinhas costumam ser emitidas uma vez ao ano pela DRE (Divisão de Registro de Estudantes), divisão esta localizada na Cid. Universitária e subordinada à Pró-Reitoria de Graduação - PR-1.

Não há uma data ou período fixo para a emissão das carteirinhas;

Quando elas são emitidas e enviadas à Secretaria Acadêmica da FACC, imediatamente montamos um esquema para a retirada das mesmas e comunicamos a todos os alunos via e-mail do SIGA e nossa página no Facebook.

Não existe formulário/requerimento/solicitação para confecção de carteirinha. As carteirinhas são emitidas e renovadas AUTOMATICAMENTE e enviadas à FACC.

A Secretaria Acadêmica da FACC/UFRJ apenas repassa estas carteirinhas aos alunos e, por esta razão, não temos informações acerca da data em que as mesmas serão disponibilizadas. Como dito acima, os alunos são avisados por e-mail, cartazes e avisos no FACEBOOK acerca da chegada das mesmas. 



Mas atenção:

Caso o aluno não possua absolutamente TODOS os dados pessoais preenchidos no SIGA/Portal do Aluno e uma FOTO cadastrada, a DRE NÃO emitirá a carteirinha do aluno. É necessária a inclusão no SIGA de uma foto digital no padrão identidade (fundo branco, tamanho 3x4, sem sorrir, com o rosto ocupando de 70% a 80% da foto, sem manchas ou borrados) em seus dados pessoais. 


Para incluir sua foto, acesse a aba "dados pessoais" em seu SIGA/Portal do Aluno.  


A foto não aparece automaticamente no SIGA/Portal do Aluno. Ela só ficará disponível para visualização após a aprovação da Pró-Reitoria. 

Recomendamos que os alunos façam o upload da foto o mais rápido que puderem. 

Uma opção vantajosa e para aqueles alunos que não conseguem cadastrar a foto no SIGA/Portal do Aluno, é tirar a foto na própria DRE, localizada no corredor central do CCMN (após o terminal de autoatendimento do Banco do Brasil). 

O atendimento ao público é de 10h a 15h. 

Ressaltamos a importância de que todos mantenham seus cadastros atualizados no SIGA/Portal do Aluno (através do menu de dados pessoais).



Endereço completo da DRE:


Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) - Bloco D

Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ

Contatos: (21) 3938-9425 / 9502 / 9504








Tira-dúvidas com a DRE



Quais são as razões do atraso no recebimento das carteirinhas de estudante?


DRE: O que significa atraso para o estudante, na verdade, representa outro tipo de situação. Quando houve a emissão das carteirinhas, os alunos não preencheram os dados de forma completa e não adicionaram foto. 



A foto é essencial?


DRE: Sim. O que acontece é que antes a foto era colada, agora pedimos a foto digital. Centenas de estudantes apresentaram problemas com o envio de fotos. Muitos deles colocavam fotos em situações de festas, por exemplo. Nós temos três máquinas fotográficas aqui no DRE para serem utilizadas, caso o estudante deseje fazer a foto conosco. 

Padrões da foto:
Foto digital 3X4, recente (no máximo 6 meses), colorida, fundo claro, próximo da cabeça e do alto dos ombros (de forma que a face tome 70 a 80% da foto), foco nítido e limpo, e nenhuma marca de vinco ou tinta. Deve mostrar o aluno olhando diretamente para a câmera, mostrar seu tom de pele natural e não ter brilhos nem contrastes. Roupas discretas, sem sorriso e sem óculos. Solicitamos que submeta no sistema uma nova foto baseado nos critérios acima.

Se possuir alguma dificuldade, compareça na Divisão de Registro de Estudante (DRE) no CCMN, Ilha do Fundão, para tirar sua foto oficial e submetê-la direto no sistema.



E nos dados cadastrais, quais são os essenciais?


DRE: Todos são, menos o tipo sanguíneo, o passaporte e a conta bancária, que são opcionais. É essencial preencher os demais dados. No caso de estudantes do sexo masculino com mais de 18 anos, é preciso colocar o certificado militar ou de dispensa militar. Há uma grande quantidade de estudantes que não preenchem a cidade natal, mas nós necessitamos dessa informação.