DISPENSA DE DISCIPLINAS


Você terá direito a solicitar dispensa de qualquer disciplina desde que tenha cursado, em outra instituição/curso, antes de seu ingresso no curso atual, disciplina(s) que tenha(m) conteúdo(s) equivalente(s) àquela(s) que você pretende substituir.

A dispensa de disciplina deve ser requerida no Setor de Protocolo da FACC (endereço e fotografia mais abaixo) e é regida pela resolução CEG 01/2017 (leia esta resolução completamente).

Obs: Se você é aluno da Cid. Universitária, poderá protocolizar/autuar seus requerimentos diretamente na Secretaria Acadêmica, no prédio de Letras, com os servidores Rafael e/ou Rodolfo.

O Coordenador do curso (ou uma comissão especialmente composta para este fim) examinará a correspondência em relação ao programa apresentado, em relação à carga horária, a data em que cursou e grau de aprovação da disciplina em questão.

Para fins de apuração do seu coeficiente de rendimento no curso, não são consideradas as disciplinas dispensadas. Estas disciplinas integrarão o seu histórico com conceito T (crédito transferido).


Atenção:

A dispensa das disciplinas deve ser solicitada uma única vez, em até 10 (dez) dias após a inscrição em disciplinas do estudante ingressante. Não serão permitidas dispensas após este prazo e muito menos novas dispensas ao longo do curso.

O aluno deve ter em mãos:

1 - O histórico escolar original constando todas as disciplinas cursadas;

2 - As ementas de cada disciplina, carimbadas e rubricadas pela Instituição de Ensino de origem. (A ementa é um documento que você consegue nos departamentos responsáveis por cada disciplina e contém detalhado o conteúdo, carga horária e bibliografia de cada disciplina. Este documento é fundamental, pois a análise de dispensa é de “conteúdo”. Sendo assim, duas disciplinas podem ter o mesmo nome, mas o conteúdo e a carga horária ser menor comparado ao que é oferecido na UFRJ, assim como o inverso também pode ocorrer: o aluno ter cursado uma disciplina cujo conteúdo e carga horária tenha possibilidade de dispensar mais de uma disciplinas dentro da grade horária do curso do aluno.

3 - O requerimento disponível no link abaixo, devidamente preenchido:



Deve-se ter atenção aos seguintes detalhes que a Resolução CEG 01/17, que cuida da dispensa de disciplinas, ressalta:

Art. 47 - Para os efeitos desta resolução, considera-se que a aceitação dos créditos de graduação, após 5 (cinco) anos de sua obtenção, depende de aprovação em exame de suficiência formulado pelo departamento, ou órgão equivalente.
Parágrafo único. O prazo do caput não será computado: 
a) quando o interessado ingressar na UFRJ em período subsequente ao último realizado em outra instituição de ensino superior, mantendo sua matrícula ativa em curso de graduação de que faça parte a disciplina considerada;  

b) quando o interessado estiver seguindo curso de pós-graduação, no qual se aceitam graduados em curso que contenha a disciplina considerada; c) quando o interessado, comprovada e efetivamente, estiver em atividade profissional para cujo exercício seja necessário o curso de graduação de que faça parte a disciplina considerada.

Sendo assim, entende-se que o conhecimento “expira” cinco anos depois de cursado, com exceção ao aluno que está no trâmite de sua graduação, cursando pós ou comprove que esteja em atividade que exija tal conhecimento.

Leia completamente a resolução 01/2017 clicando aqui.


Como explicado acima, para solicitar dispensa de disciplinas, apresente os documentos acima mencionados no SETOR DE PROTOCOLO da FACC:


Av. Pasteur, 250 - Anexo do CCJE/FACC - Campus da Praia Vermelha

Tel: 3938-5220

E-mails: protocolo@facc.ufrj.br

Atendimento de 3ª a 6ª - 14:00 às 20:00 


Obs: Se você é aluno da Cid. Universitária, poderá protocolizar/autuar seus requerimentos diretamente na Secretaria Acadêmica, no prédio de Letras, com os servidores Rafael e/ou Rodolfo.





Fotografia da localização do Protocolo da FACC:










Acesse nossa página no facebook clicando aqui.