CANCELAMENTO DE MATRÍCULA


É a cessação total dos vínculos do aluno com a UFRJ. Há várias situações em que a matrícula de um aluno é cancelada:

- quando se forma e cola grau;
- quando o próprio aluno solicita e não está com nenhuma problema com a UFRJ pendente;
- quando, após ter trancamento automático por um semestre, volta a deixar de se inscrever em disciplinas;
- quando apresenta rendimento insuficiente, situação conhecida como jubilamento.

O jubilamento é regulado pela resolução CEG 10/2004 e pode ocorrer nos seguintes casos:

  • obtiver coeficiente de rendimento (CR) inferior a 3,0 (três) em 3 (três) períodos regulares consecutivos;
  • ultrapassar o prazo máximo de integralização curricular;
  • for reprovado na mesma disciplina por 4 (quatro) vezes;
  • sofrer sanção disciplinar nos termos do Código Disciplinar da UFRJ;
  • tiver sofrido trancamento automático por dois períodos consecutivos;

Para solicitar o cancelamento de matrícula (cancelamento a pedido) é necessário requerer abertura de processo, enviando os documentos abaixo, todos originais, para o seguinte endereço eletrônico: secretaria@facc.ufrj.br

Este cancelamento é irreversível.

O assunto do e-mail deve ser exclusivamente o seguinte: SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE PROCESSO DE CANCELAMENTO DE MATRÍCULA A PEDIDO


Documentos necessários, todos originais e em PDF:


- Histórico não oficial, extraído de seu Portal do Aluno (arquivo nomeado da seguinte forma: Histórico- Seu nome);

Requerimento para cancelamento preenchido e assinado (arquivo nomeado da seguinte forma: Requerimento cancelamento - Seu nome); Obs: Para assinar o requerimento, vc pode imprimir e digitalizar ou utilizar o assinador digital gratuito disponível em https://www.gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica

- "Nada consta", emitido por qualquer Biblioteca da UFRJ. (para comprovar que não há débitos e nenhum livro emprestado). Este documento também pode ser solicitado por meio do seguinte link:  https://docs.google.com/forms/d/1sVijlwpKfj_GT5YRfAl1ul0FZBNYG9hHH2FOY3n29Ns/viewform?edit_requested=true

- Documento oficial de identidade (arquivo nomeado da seguinte forma: Identidade - Seu nome);


Nós receberemos sua solicitação, abriremos um processo no SEI e remeteremos à Decania do CCJE, que por sua vez encaminhará o processo à DRE, setor este que providenciará o cancelamento da matrícula.

Para verificar se o seu cancelamento de sua matrícula foi efetivado, aguarde alguns dias úteis e consulte a ultima linha de seu histórico. Lá constará se a matrícula foi cancelada a pedido.

Você pode consultar a tramitação do processo no link abaixo, digitando o seu nome completo:



Obs: Caso você seja aluno do convênio CEDERJ, o procedimento é diferente. Neste caso,  preencha o requerimento que encontra-se na Secretaria Virtual do SISTACAD, depois encaminhe a secretaria do Polo em que você está matriculado. Em caso de dúvidas, escreva para eadcoordcc@facc.ufrj.br



DESCANCELAMENTO DE MATRÍCULA:

Caso sua matrícula tenha sido cancelada e você tenha motivos consideráveis para requerer o descancelamento, escreva para secretaria@facc.ufrj.br anexando uma petição assinada, em PDF, com sua exposição de motivos, e anexe ao e-mail os documentos comprobatórios de seus argumentos.
Você também deve colocar em sua petição o seu nome completo, curso, campus e nº de DRE (matrícula).
O assunto do e-mail deve ser obrigatoriamente o seguinte: SOLICITAÇÃO DE DESCANCELAMENTO DE MATRÍCULA.
É fundamental que você envie o máximo possível de anexos documentais que embasem as justificativas da solicitação. O principal objeto do pedido é a justificativa que explique o pedido de rematrícula (descancelamento), explicando os motivos que levaram ao cancelamento anterior e os novos fatos que levam ao pedido de rematrícula.
Nós abriremos um processo no SEI (sistema eletrônico de processos) e o enviaremos à COAA (comissão de professores orientadores) do seu Curso para opinião/parecer. Com a opinião da COAA, o processo será enviado ao CEG (Conselho de Ensino de Graduação) da Pro-Reitoria de Graduação, na Cid. Universitária, colegiado este que irá decidir sobre o descancelamento, considerando a opinião emitida no processo pela COAA do seu curso.

Exemplo: "Deixei minha matrícula ser cancelada, pois estava doente no ano de XXXX, conforme comprovam os documentos médicos (laudos) em anexo. Neste sentido, peço o descancelamento de minha matrícula para poder concluir o curso de XXXXXXXX"

Para assinar a petição, vc pode imprimir, assinar e digitalizar ou, preferencialmente, utilizar o assinador digital gratuito do Governo Federal, disponível em https://www.gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica

Obs: Conforme explicado no texto acima, caso sua matrícula tenha sido cancelada a seu pedido, este cancelamento é irreversível.