CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Coordenação do Curso de Administração

Coordenador: Prof. Fábio Francisco de Araujo
Substituta eventual: Profª. Cristina Pimenta de Mello Spinet Luz
📧 E-mail: coord.adm@facc.ufrj.br

Para envio de mensagens ou agendamento de reuniões com a Coordenação do Curso, utilize o e-mail acima.


Departamento de Administração

Chefe do Departamento: Profª. Marisol Goia
Substituto eventual: Prof. Marcelo Castañeda
📧 E-mail: depto.adm@facc.ufrj.br

Para envio de mensagens ou agendamento de reuniões com a Chefia do Departamento, utilize o e-mail acima.


Informações Acadêmicas


Fluxogramas do Curso de Administração


Contatos dos Professores

🔗 Clique aqui para acessar os contatos de todos os docentes do curso de Administração


Dúvidas Frequentes


Coordenações Específicas


NDE (Núcleo Docente Estruturante)

Presidente: Prof. Fábio Francisco de Araujo
Membros:

  • Daniela Abrantes Ferreira

  • Helios Malebranche Olbrisch Freres Filho

  • Luiz Carlos Feitosa de Moura

  • Vanessa Brulon

  • Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca

  • Ricardo Henry Dias Rohm

  • André Baptista Barcaui

🔗 Clique aqui para acessar a Resolução da UFRJ sobre o NDE


Revalidação de Diplomas

  • Claudio Marcos Maciel da Silva Arêas

  • Luciano Rodrigues de Souza Coutinho

  • André Baptista Barcaui

  • Laura Marina Valencia Nino

  • Fábio Francisco de Araujo

  • Alexis Cavichini Teixeira de Siqueira


Planejamento Acadêmico

📊 Planilha de Planejamento do Curso de Administração
Para registrar o seu progresso no curso e planejar disciplinas, utilize a planilha disponibilizada:

🔗 Clique aqui para acessar a planilha

Instruções:

  • Para usar no Google Planilhas: clique em "Arquivo > Fazer uma cópia".

  • Para usar em Excel ou outro programa: clique em "Arquivo > Fazer download".

Deixe sugestões na caixa de comentários da planilha.


Projetos de Extensão Ativos (SIGA)


Regras de Transição – Novo PPC

Obrigatoriedade de 10% da carga horária do curso em ações de extensão (300h):

  • Aplicável a ingressantes a partir de 2021.1

  • Aplicável a alunos com menos de 70% dos créditos concluídos até o fim de 2022.1

📄 Arquivos importantes:

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Atribuições do Chefe de Departamento

Conforme o Regimento Geral da UFRJ:

Art. 4º – Compete ao Chefe de Departamento:

  1. Orientar e dirigir as atividades do Departamento;

  2. Convocar e presidir as reuniões, com direito a voto de qualidade;

  3. Integrar o Conselho Departamental da Unidade;

  4. Participar do Conselho de Coordenação dos Cursos quando o Departamento atuar em ensino ou pesquisa em outra Unidade;

  5. Zelar pela qualidade do ensino e pelo bom andamento das pesquisas;

  6. Controlar a frequência dos servidores técnico-administrativos;

  7. Encaminhar requisições de material;

  8. Supervisionar a biblioteca, laboratórios e demais serviços vinculados ao Departamento;

  9. Manter interlocução com a Direção da Unidade sobre decisões do corpo deliberativo;

  10. Designar docente de menor hierarquia para secretariar as sessões, lavrar atas e submetê-las à aprovação;

  11. Apresentar relatório anual de atividades ao Diretor da Unidade.


Atribuições do Coordenador de Curso

Conforme o Regimento Geral da UFRJ e normas complementares da Reitoria, CEG e MEC:

O Coordenador de Curso atua como articulador institucional e pedagógico, promovendo o bom funcionamento do curso e o cumprimento de suas diretrizes acadêmicas. Suas atribuições envolvem aspectos políticos, acadêmicos, administrativos e institucionais.

É auxiliado pelo Vice-Coordenador de Graduação, que o substitui quando necessário.


1. Atribuições Gerais:

  • Convocar o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA);

  • Garantir condições para a execução das disciplinas e requisitos suplementares;

  • Elaborar editais e relatar processos relacionados ao curso;

  • Atuar como interlocutor direto com os alunos, orientando e solucionando demandas acadêmicas;

  • Dialogar com os docentes para resolver questões relacionadas à execução das disciplinas.


2. Oferta de Componentes Curriculares:

  • Informar à Chefia de Departamento as necessidades de oferta de disciplinas;

  • Solicitar formalmente a oferta de disciplinas a cada semestre, conforme o Calendário Acadêmico;

  • Participar, junto à Direção da Unidade, da elaboração dos horários do curso;

  • Consolidar e encaminhar as demandas de disciplinas à Direção da Unidade;

  • Elaborar e submeter propostas de alterações curriculares aos Departamentos, após aprovação colegiada;

  • Avaliar a execução do currículo, propondo ajustes para melhoria da qualidade do curso.


3. Planejamento Acadêmico:

  • Zelar pelo cumprimento dos prazos institucionais e acadêmicos;

  • Estabelecer cronogramas do curso (reuniões, prazos, avaliações, atividades de campo, etc.);

  • Submeter o planejamento acadêmico ao Colegiado para aprovação antes de cada semestre;

  • Divulgar amplamente o planejamento à comunidade do curso.


4. Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

  • Propor, acompanhar e avaliar a execução do PPC em conjunto com o NDE e os colegiados;

  • Manter atualizadas as bibliografias básicas e complementares nos planos de ensino e na biblioteca.


5. Plano de Ensino:

  • Informar aos docentes os prazos para envio dos programas de disciplina;

  • Arquivar versões digitais dos planos de ensino para fins de consulta e emissão de conteúdos programáticos;

  • Orientar a apresentação dos planos de disciplina aos alunos no início do semestre.


6. Programa de Apoio ao Discente:

  • Divulgar amplamente os programas e incentivos estudantis da Universidade;

  • Apoiar os alunos beneficiários e encaminhar demandas à PR-7 e setores competentes;

  • Divulgar editais de monitoria, iniciação científica e outras bolsas;

  • Estimular a participação de docentes e discentes na Semana de Iniciação Científica da UFRJ.


7. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE):

  • Acompanhar as publicações e normativas no site do INEP;

  • Verificar se o curso será avaliado (CINE) e participar de reuniões da Procuradoria Educacional Institucional;

  • Atualizar cadastros no sistema e-MEC/ENADE;

  • Inscrever e retificar dados dos estudantes habilitados;

  • Divulgar informações e prazos aos alunos conforme a LGPD;

  • Consultar e divulgar as diretrizes da prova;

  • Preencher o questionário do coordenador e cumprir todo o cronograma do edital;

  • Verificar e comunicar a situação dos estudantes em relação ao ENADE às secretarias acadêmicas.