DIPLOMA

ROTEIRO PARA SOLICITAR A EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA*

*Apenas para quem já colou grau na cerimônia oficial da FACC, realizada semestralmente pela Diretoria e pela Secretaria Acadêmica de Graduação.

Leia atentamente todas as informações abaixo:


a-) Enviar um e-mail com o título EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO para o e-mail protocolo@facc.ufrj.br com os seguintes documentos anexados em formato PDF:
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documento oficial de identidade, atualizado e com foto (não aconselhamos a Carteira Nacional de Habilitação);
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio (no caso de colégios extintos por qualquer causa, procure a Secretaria Estadual de Educação, no Setor de Inspetoria Escolar);
  • Certificado de reservista ou de dispensa (apenas para homens até 45 anos);
  • Passaporte e programa (ementas) de todas as disciplinas cursadas (apenas para alunos de convênio).

OBS: Caso não possua os documentos originais, apresente cópias autenticadas em cartório.
b-) Os documentos serão analisados e, caso não seja encontrada nenhuma pendência, o e-mail será respondido e, então, o requerente poderá comparecer no Setor de Protocolo da FACC (endereço abaixo) munido dos originais dos documentos acima relacionados, para conferência. 
Neste dia o requerente também deverá entregar o requerimento a seguir, em formato físico, devidamente preenchido:  REQUERIMENTO DE DIPLOMA.

Caso o aluno tenha obtido DISPENSA de disciplinas (ou seja, disciplinas cursadas antes de seu ingresso no curso ou em intercâmbio durante o curso), deverá também enviar para o e-mail acima o Quadro de equivalência de disciplinas devidamente preenchido, assim como o Histórico da Instituição de Ensino Superior onde foram cursadas as referidas disciplinas, ambos em PDF. Caso não possua o referido histórico, não se preocupe. Nós buscaremos em nossos arquivos, porém isso pode atrasar o andamento do processo.

Caso o aluno tenha obtido EQUIVALÊNCIA de disciplinas (ou seja, tenha cursado em outro curso alguma disciplina equivalente), deverá, da mesma forma, enviar para o e-mail acima o Quadro de equivalência de disciplinas devidamente preenchido e em PDF. Caso não se recorde quais disciplinas foram objeto de equivalência, não se preocupe. Nós buscaremos em nossos arquivos, porém isso pode atrasar o andamento do processo.




HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO DO SETOR DE PROTOCOLO DA FACC: 3ª a 6ª de 14:00 às 20:00.

Obs: Este horário pode ser alterado por motivos de força maior, razão pela qual recomendamos nos enviar e-mail ou telefonar antes para consultar o horário de atendimento atualizado.


Telefone: 3938-5220

E-mail: protocolo@facc.ufrj.br

Endereço do Setor de Protocolo da FACC:  Av. Pasteur, 250 - Anexo do CCJE/FACC - Campus da Praia Vermelha



Fotografia da sala do Protocolo da FACC:







OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:



PRAZO: O fluxo depende do formando, da secretaria acadêmica da Unidade, da Divisão de Diplomas/PR-1 e do deslocamento do processo pelos diversos pontos da Universidade. Avisaremos via e-mail quando o diploma estiver disponível para retirada. No momento estamos contando com poucos servidores administrativos, o que torna o processo mais moroso. 


URGÊNCIAS: Para saber como proceder em casos de urgência, acesse acesse o site da Divisão de Diplomas: https://xn--graduao-2wa9a.ufrj.br/index.php/faq-dip


RETIRADA: O diploma deverá ser retirado pelo próprio interessado, mediante a apresentação de um documento oficial de identidade. Entretanto, a retirada pode ser feita por um representante, desde que seja por meio de procuração. Além disso, será necessária a apresentação de uma cópia de um documento oficial de identificação do aluno e do procurador, documentos estes que ficarão retidos junto à referida procuração.





SEGUNDA VIA 


Para 2ª via do diploma, basta seguir o mesmo procedimento para a 1ª via (acima indicado), porém é necessário também enviar os documentos abaixo, em PDF:


  • Página de jornal de grande circulação onde esteja publicada a perda/extravio do seu diploma, ou;
  • Registro de extravio de documentos, feito na Delegacia de Polícia, ou;
  • Registro de ocorrência de policial, em caso de roubo. 


Os documentos serão analisados e, caso não seja encontrada nenhuma pendência, o e-mail será respondido e, então, o requerente poderá comparecer no Setor de Protocolo da FACC (endereço acima) munido dos originais dos documentos acima relacionados, para conferência. Neste dia o requerente também deverá entregar o requerimento a seguir, em formato físico, devidamente preenchido: REQUERIMENTO DE 2ª VIA DE DIPLOMA.

OBS: A 2ª via do diploma de graduação poderá ser expedida tanto por motivo de extravio como por dano do original. No caso de dano, o diploma danificado deverá seguir junto com o requerimento.



RECONHECIMENTO DE FIRMA



As firmas dos servidores da Divisão de Diplomas e dos Reitores/Vice-Reitores/Pró-Reitores que assinam os diplomas estão registradas nos endereços a seguir:


  • Para os diplomas REGISTRADOS até o ano de 2015: 23º Ofício de Notas, localizado na Travessa do Ouvidor, 15 – Centro – Rio de Janeiro, RJ.
  • Para os diplomas REGISTRADOS de 2016 em diante: 10º Ofício de Notas, localizado na Avenida Nilo Peçanha, 26 – Centro – Rio de Janeiro, RJ.

Para saber em qual cartório está registrada a firma dos Diretores da FACC, escreva para: diretoria@facc.ufrj.br



DIPLOMA DE DIGNIDADE ACADÊMICA



Anualmente, a UFRJ concede dignidade acadêmica aos alunos que concluíram a graduação e atendem ao conjunto dos requisitos estabelecidos na seguinte resolução:



A concessão do diploma de dignidade acadêmica, nas suas respectivas modalidades, é feita aos alunos que alcançarem, durante todo o curso, os coeficientes de rendimento abaixo relacionados, levando-se em consideração as notas de aprovação final do aluno em todas as disciplinas:


  • Summa cum laude, igual ou superior a 9,5; 
  • Magna cum laude, igual ou superior a 9,0; e 
  • Cum laude, igual ou superior a 8,0. 

As dignidades são entregues em solenidade especial, estabelecida pela UFRJ, e os alunos que preencherem os requisitos devem entrar com o pedido diretamente na Divisão de Registro de Estudante, situada no prédio do CCMN, a qual é responsável pela emissão do diploma de dignidade acadêmica. 

Para maiores informações sobre Dignidade Acadêmica e para solicitá-la, escreva para: valeria@dre.ufrj.br

Tel.: 3938-9425 / 9502 / 9504


Principais cuidados com o diploma:



  • Não assiná-lo com caneta cuja tinta seja à base de álcool; 
  • Não dobrar; 
  • Não molhar; 
  • Não plastificar; 
  • Não perfurar, grampear ou prendê-lo com clipes; 
  • Não colar adesivos; 
  • Não deixá-lo exposto ao sol; 
  • Evitar contato com areia, umidade e produtos químicos; 
  • Evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo; 


 




Acesse nossa página no facebook clicando aqui.