Expedição de Diplomas – FACC/UFRJ
Nesta página você encontrará:
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Roteiro para solicitar a expedição de diploma (1ª e 2ª via);
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Informações sobre diplomas de dignidade acadêmica;
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Procedimentos em casos de urgência;
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Orientações para verificação de autenticidade;
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Como acessar o diploma;
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Endereços de cartórios para reconhecimento de firma.
Solicitação de Diploma de Graduação
Quem concluiu o curso em 2025/1 ou posteriormente não deve solicitar a expedição do diploma, pois a Secretaria Acadêmica fará a emissão automaticamente após a colação de grau.
1ª Via
Envie para secretaria@facc.ufrj.br os documentos listados abaixo, em PDF colorido (JPEG não será aceito).
Documentos obrigatórios:
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Certidão de nascimento ou casamento (frente e verso, se houver);
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Documento oficial de identidade atualizado com foto (RG, CNH, passaporte ou CTPS) – frente e verso;
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Obs.: retire do plástico antes de digitalizar;
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CPF (apenas se o número não constar na identidade – preferencialmente em versão digital da Receita Federal);
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Certidão de quitação eleitoral atualizada (emitida no site do TSE após as ultimas eleições. Para evitar erros, sugerimos emitir a certidão no dia ou na semana em que estiver solicitando o diploma);
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Certificado/diploma de conclusão do Ensino Médio (frente e verso, mesmo que esteja em branco).
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Obs: Não são aceitos de forma alguma declaração ou certidão de conclusão do Ensino Médio. Também não são aceitos boletins e históricos(exceto, de outros Estados do Brasil que não o Rio de Janeiro, quando o Certificado de Conclusão vem no mesmo documento do Histórico). São aceitos somente Certificados ou Diplomas;
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Em caso de colégios extintos, procurar a Secretaria Estadual de Educação/Setor de Inspetoria Escolar (acesse aqui);
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Publicação no Diário Oficial (apenas para formados entre 1985 e 2015 em colégios estaduais do RJ, exceto federais – se já constar no diploma, não é necessário);
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Certificado de reservista ou dispensa (homens até 45 anos). Se digital, deve ser validável no site de Alistamento Militar Online. Pedimos que verifique, especialmente se seu Certificado tiver sido emitido em 2018. Caso realmente não consiga validar, procure a Junta Militar para que eles emitam um novo certificado de Reservista que seja validável no site. Seu processo não seguirá caso seu Certificado não seja validável.
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Requerimento de expedição de diploma devidamente preenchido (trata-se de um formulário PDF editável. Basta preenchê-lo, mas não coloque acentos). Para assinar o requerimento, vc deve imprimir, assinar e digitalizar o requerimento ou, preferencialmente, utilizar o assinador digital gratuito, disponível em https://www.gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica; Neste caso, antes de nos enviar verifique se a assinatura está sendo validada (Validador de Assinaturas).
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Nada consta da Biblioteca (emitido pela Biblioteca da UFRJ comprovando que você não deve livros). Retire o seu clicando aqui.
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Obs: Alunos que colaram grau de 2020 em diante estão desobrigados de apresentar este "nada consta". Nestes casos, favor informar no e-mail que está deixando de enviar o nada consta, pois colou grau de 2020 em diante.
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Observações Importantes
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Não aceitamos documentos em JPEG. Todos os documentos devem estar em PDF individualizado (ex.: Identidade.pdf, Certidão.pdf, Diploma.pdf).
Os documentos digitalizados devem ser exclusivamente os originais (ou suas cópias autenticadas).
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Os documentos devem estar 100% legíveis, inteiros e em posição de leitura. Caso seus documentos estejam muito claros, escuros, virados de lado, de cabeça para baixo, ou faltando partes, com outros objetos na digitalização (como dedos etc), por favor corrija a imagem antes de enviar.
Não se esqueça do verso dos documentos.
O assunto do e-mail deve ser obrigatoriamente o seguinte: SOLICITAÇÃO DE EXPEDIÇÃO DE 1ª VIA DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO.
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Não envie o e-mail faltando algum documento. Aguarde para enviar o e-mail quando estiver de posse de toda a documentação.
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Os arquivos devem estar devidamente nomeados, por exemplo:
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DOC. IDENTIDADE – FULANO DE TAL
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CERTIDÃO DE NASCIMENTO – FULANO DE TAL
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CPF – FULANO DE TAL
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Não aceitamos documentos em JPEG. Todos os documentos devem estar em PDF individualizado (ex.: Identidade.pdf, Certidão.pdf, Diploma.pdf).
Os documentos digitalizados devem ser exclusivamente os originais (ou suas cópias autenticadas).
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Os documentos devem estar 100% legíveis, inteiros e em posição de leitura. Caso seus documentos estejam muito claros, escuros, virados de lado, de cabeça para baixo, ou faltando partes, com outros objetos na digitalização (como dedos etc), por favor corrija a imagem antes de enviar.
Não se esqueça do verso dos documentos.
O assunto do e-mail deve ser obrigatoriamente o seguinte: SOLICITAÇÃO DE EXPEDIÇÃO DE 1ª VIA DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO.
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Não envie o e-mail faltando algum documento. Aguarde para enviar o e-mail quando estiver de posse de toda a documentação.
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Os arquivos devem estar devidamente nomeados, por exemplo:
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DOC. IDENTIDADE – FULANO DE TAL
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CERTIDÃO DE NASCIMENTO – FULANO DE TAL
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CPF – FULANO DE TAL
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Prazo
O prazo para emissão estipulado pela Portaria MEC nº 1.095/2018 é de 60 (sessenta) dias e para registro mais 60 (sessenta) dias, totalizando 120 (cento e vinte) dias.
Urgências
Para saber quais casos são considerados como urgentes, acesse o link abaixo. Se o seu caso se enquadrar, envie o comprovante para secretaria@facc.ufrj.br junto ao pedido ou durante a tramitação.https://xn--graduao-2wa9a.ufrj.br/index.php/faq-dip
2ª Via do Diploma
Seguir os mesmos passos da 1ª via, acrescentando:
Publicação em jornal de grande circulação sobre a perda/extravio ou;
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Registro de extravio na Delegacia de Polícia ou;
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Registro de ocorrência policial (em caso de roubo).
Importante:
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Caso não seja perda, roubo ou extravio, mas sim dano, enviar também o diploma original danificado;
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Use o seguinte assunto no e-mail: SOLICITAÇÃO DE EXPEDIÇÃO DE 2ª VIA DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO;
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Disponibilizamos modelo de publicação de perda/extravio de diploma.
Reconhecimento de Firma
O Portal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro disponibiliza ferramenta para pesquisa de abertura de firma. É possível realizar a consulta pelo nome. Clique aqui para consultar onde determinada pessoa física possui Firma aberta.
De qualquer forma, sabemos que as firmas dos servidores da Divisão de Diplomas e dos Reitores/Vice-Reitores/Pró-Reitores que assinam os diplomas estão registradas nos endereços a seguir:
Diplomas registrados até 2015: 23º Ofício de Notas – Travessa do Ouvidor, 15 – Centro, RJ.
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Diplomas registrados de 2016 em diante: 10º Ofício de Notas – Av. Nilo Peçanha, 26 – Centro, RJ.
DIPLOMA DE DIGNIDADE ACADÊMICA
Verificação de Autenticidade
Cuidados com o Diploma
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Assinar apenas com caneta nanquim preta;
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Não dobrar, molhar ou plastificar;
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Não grampear, perfurar ou colar adesivos;
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Evitar exposição ao sol, areia, umidade ou produtos químicos.